Revolucionando a educação: veja as utilidades da inteligência artificial no ensino

By Thaís Bueno Tech Nenhum comentário em Revolucionando a educação: veja as utilidades da inteligência artificial no ensino

A educação é uma preocupação crescente entre as famílias brasileiras, considerando que 51% da população adulta do país – cerca de 66,3 milhões de pessoas –, possuem apenas o Ensino Fundamental como nível de escolaridade, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, apesar da necessidade de revisão sobre muitos aspectos do ensino no Brasil, a adoção de metodologias que utilizam recursos tecnológicos no aprimoramento da educação tem se mostrado promissora.

O uso de celulares em atividades pedagógicas, por exemplo, tem crescido cada vez mais. De acordo com uma pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolhas Brasileiras (TIC Educação 2017), o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39%, em 2015, para 56%, em 2017. Entre os estudantes, a utilização de smartphones nas escolas também aumentou: 52% dos alunos afirmam já ter usado o aparelho para a realização de atividades escolares.

E, embora o avanço da tecnologia esteja ganhando mais espaço no mercado da educação, ainda há muito para explorar, como é o caso da Inteligência Artificial (IA) – uma vertente da ciência e da informática empenhada em revolucionar a maneira como se dá a interação das pessoas com a tecnologia.

A China, por exemplo, tem investido fortemente no campo da Inteligência Artificial, a fim de desenvolver a indústria de alta tecnologia. Para a educação, o país se dedicou à elaboração do Keeko, um robô de 60 centímetros que está sendo utilizado em mais de 600 escolas infantis como um assistente de ensino. Apesar de não substituir os professores, o auxílio da Inteligência Artificial do robô contribui com excelência para as atividades na escola. Entre as principais funções de Keeko está contar histórias e propor exercícios lógicos para as crianças.

  

Fotos: GREG BAKER / AFP

Utilidades da Inteligência Artificial

Com a Inteligência Artificial, o processo de aprendizagem se torna muito mais dinâmico e oferece mais possibilidades tanto para os estudantes quanto para os professores. Conheça três utilidades da IA na educação:

1) Processos de aprendizado otimizados pela tecnologia

Sistemas de aprendizagem adaptativa, que se moldam de acordo com o ritmo de cada aluno, já são uma realidade e alguns recursos como a realidade virtual permitem que qualquer aula ofereça uma experiência sensorial completa, estimulando o aprendizado de maneira mais ampla e profunda. Além disso, podem ser acessados em qualquer lugar por meio de qualquer dispositivo eletrônico.

2) Acompanhamento personalizado dos estudantes

No âmbito educacional, a Machine Learning – nome que se dá à capacidade de aprendizado das máquinas desenvolvidas com IA –, pode ser alimentada por um banco de dados que possui informações sobre o desempenho dos alunos e, a partir disso, identificar padrões e reconhecer dificuldades de aprendizado em uma determinada aula.

3) Ferramentas de gestão do cotidiano escolar

A Inteligência Artificial também pode ser usada fora das salas de aula, como na relação entre pais e educadores. A ClipEscola, por exemplo, é uma plataforma que utiliza diversas funcionalidades para acabar com o uso de agendas físicas. Entre outras funções, por meio dessa ferramenta, é possível trocar mensagens, enviar documentos, ter o controle de pagamento, acesso ao calendário virtual, entre outras.

Na educação, a inteligência artificial pode ser uma poderosa forma de obter conhecimento de maneira diferenciada, capaz de facilitar, ainda, o trabalho dos educadores e estimular ainda mais os estudantes. Se antes era vista como uma possibilidade remota em um futuro distante, hoje a IA pode transformar o ensino.

 

  • Share:

Leave a comment