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LinkedIn para advogados: por que usar e como se destacar

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28 de agosto de 2019

Muitos advogados e escritórios já compreenderam a importância do uso das redes sociais para a construção de presença e fortalecimento de reputação. Alguns criam perfis pessoais ou institucionais no Facebook, Instagram, YouTube ou LinkedIn. Porém, o LinkedIn para advogados é ignorado por um considerável contingente de céticos.

Você pode até não gostar de redes sociais, mas entenda porque você não pode ficar de fora do LinkedIn.

Atualmente o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com 600 milhões de usuários globalmente. No Brasil são cerca de 38 milhões de usuários, que ficam em média 45 minutos por dia na plataforma, consumindo conteúdo de caráter profissional.

Foi se o tempo que as profissionais entravam no LinkedIn apenas quando desejam trocar de emprego. Hoje, as pessoas consomem 15 vezes mais conteúdo sobre negócios do que informações relacionadas a vagas. Por isso, o LinkedIn se tornou uma poderosa ferramenta de construção de relacionamento e fortalecimento de reputação pessoal, dois vetores importantes em uma estratégia de marketing jurídico ético.

Com isso, o LinkedIn é, atualmente, um recurso-chave tanto para um advogado em início de carreira, que busca ampliar sua rede de contatos e construir uma reputação, quanto para um experiente e renomado profissional, que ganha mais um canal para expor suas ideias e se manter como referência profissional.

LinkedIn para advogados: construção de um perfil de destaque 

O primeiro grande passo para um advogado utilizar o LinkedIn de maneira estratégica é possuir um perfil completo, elaborado com muito cuidado.

Neste quesito, a grande maioria dos advogados cometem o mesmo erro: preenchem seu perfil pessoal como se fosse um currículo online. (Caso queira aprofundar nos principais erros que os advogados cometem no LinkedIn, leia este post).

Se o seu objetivo como advogado for fortalecer sua marca pessoal e gerar mais negócios, esqueça essa prática de colocar o seu currículo no LinkedIn. Seu perfil precisa ser elaborado na ótica do cliente, ou seja, ele precisa ser atrativo para quem vai contratar os seus serviços.

Um perfil bem elaborado no LinkedIn deve considerar estas 5 dicas:

1 – Uso de foto profissional

 A primeira impressão é a que fica. Quando alguém pesquisa seu perfil no LinkedIn, a foto é o primeiro elemento de destaque. Dito isto, procure utilizar uma foto de caráter profissional, produzida exclusivamente para o LinkedIn.

Nesta foto dê ênfase para o seu rosto, que deve estar bastante visível, com a região dos olhos em evidência. Busque utilizar roupas que você costuma vestir no seu dia a dia com o cliente.

2 – Imagem de capa

 Trata-se daquela grande foto que fica atrás do seu retrato de perfil. Caso você não a personalize, ela será um fundo padrão, oferecido pela rede social, que é pouco atrativa.

Busque uma imagem que represente sua atuação profissional. Pode ser uma imagem conceitual ou ainda uma foto do seu escritório. O importante é ser algo que gere destaque e seja coerente com a imagem que você quer passar no LinkedIn.

3 – Defina o nome corretamente

 O nome é a informação textual mais importante do seu perfil. Procure usar nome e sobrenome, mas não se esqueça de escrever uma denominação baseada na maneira como as pessoas te conhecem no mercado.

Ao criar seu nome evite:

  • Abreviações de sobrenome
  • Titulações como Dr. ou Dra.

4 – Título

 O título é aquele texto que fica abaixo do seu nome, sendo a segunda informação mais importante do seu perfil após o seu nome.

Caso você não preencha essa informação, o LinkedIn puxa automaticamente o seu cargo atual. Porém, não é estratégico você deixar seu cargo aí.

Procure construir um título com palavras-chave que destaquem suas áreas de atuação e benefícios que você oferece ao seus clientes. Separe estas palavras por uma barra |.

Exemplo: Direito Tributário | ICMS | CARF | Renúncia Fiscal

5 – Resumo

O resumo é uma área que permite você falar um pouco mais sobre sua trajetória profissional, diferente do título, que busca informações bem concisas.

Um erro comum das pessoas é colocar no resumo o seu currículo, que torna o texto pouco atrativo.

Uma dica para ter um resumo bem preenchido é você contar sua história de maneira bem fluída. Utilize novamente palavras-chave estratégicas para esta descrição.

Como criar conexões estratégicas no LinkedIn

Agora que você já fez um ajuste inicial no seu perfil e tornou-o mais completo, chegou o momento de cuidar da sua rede de conexões.

O LinkedIn é uma rede social e, como tal,  quanto mais pessoas você se conectar, mais o seu perfil ganha evidência, bem como o seu trabalho e o seu escritório.

Com isso, a recomendação é possuir o maior número de conexões possíveis. Foi-se o tempo em que o LinkedIn era uma rede em que você se conectava apenas com conhecidos. Hoje é uma ferramenta que estimula o contato entre desconhecidos, sendo muitas vezes o primeiro elo entre duas pessoas que gostariam de se conectar no futuro próximo.

A seguir, veja 3 maneiras de ampliar suas conexões com novos profissionais:

1 – Importação de contatos

O LinkedIn possui um recurso que ele envia, mediante a sua solicitação, convite para sua base de contatos de um e-mail cadastrado.

Trata-se de um importante recurso para quem possui uma pequena base de conexões na rede social.

2 – Sugestões do LinkedIn

Outra maneira de crescer sua rede é avaliar as sugestões que o próprio LinkedIn oferece de conexões. Você pode aceitar estes profissionais e a rede social possui em seu sistema de inteligência artificial um recurso de compreender o perfil de profissional que você adicionou e em seguida oferecer sugestões semelhantes.

3 – Pesquisa

A terceira maneira para aumentar seus contatos é mais estratégica. Você pode realizar no campo de busca da rede social a procura de um profissional específico.

Utilize filtros como:

  • Nome
  • Cargo
  • Empresa
  • Localização geográfica
  • Segmento de atuação

A importância do conteúdo no LinkedIn para advogados

 O uso estratégico do LinkedIn por advogados passa inicialmente por construir um perfil sólido e se conectar com pessoas chave. Contudo, estas duas etapas sozinhas não garantem o sucesso na plataforma. É preciso produzir conteúdo de qualidade.

O marketing jurídico, praticado de maneira ética, em linha com as diretrizes da OAB, pressupõe o advogado compartilhar seu saber técnico e intelectual com o intuito de informar as pessoas sobre determinado certame jurídico.

Compartilhar conhecimento é justamente o que o LinkedIn busca que o seus usuários façam na plataforma. Quanto mais conteúdo de qualidade um profissional publica na rede social, mais evidência seu perfil ganha na plataforma.

Existem duas maneiras de um advogado publicar conteúdo LinkedIn: através de posts ou artigos.

Os posts são as publicações que ficam na sua timeline, de caráter mais curto, produzidas por 99% das pessoas que produzem conteúdo na rede social. A vantagem do post é que ele é mais breve e tende a ter maior interação. Já o artigo possui o objetivo de aprofundar uma discussão.

Importante saber que tanto um artigo quanto um post devem conter o seu ponto de vista sobre o assunto que você discute. Fazer posts com links de reportagens externas pouco agrega para o seu cliente e, acredite, a maioria dos advogados faz isso. Se você busca construir um diferencial no LinkedIn dê o seu ponto de vista.

Boas práticas

Uma boa prática no LinkedIn é utilizar hashtags (#) em suas postagens. Mas lembre-se que as hashtags são usadas para categorizar o seu conteúdo. Portanto, não invente hashtags e use aquelas já conhecidas na plataforma. Excesso de hashtags também não é recomendado. Use no máximo 3!

Por fim, quando falamos de produção de conteúdo no LinkedIn, frequência definida é muito importante. Se você busca ser um líder de pensamento na sua área, é crucial você produzir pelo menos 4 posts por semana. Para facilitar a produção de posts é importante ter um calendário editorial. Para saber mais, leia este post.

O que você achou destas dicas? Quer saber mais sobre como usar o LinkedIn de maneira estratégica? Conheça o nosso Workshop de LinkedIn para Advogados.

 

 

 

 

 

 

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