Marketing

Mobile First: entenda o que é um site responsivo

27 de março de 2019 by

A expectativa de obter experiências digitais melhores e mais rápidas é cada vez maior por parte dos usuários. Com a crescente utilização de dispositivos móveis, investir no mobile se tornou parte fundamental da estratégia das empresas para fortalecer suas marcas e aumentar as conversões.

Isso, porque, atualmente, segundo o relatório Global Overview Report 2018, desenvolvido pela agência We Are Social e Hootsuite, mais de 4 bilhões de pessoas têm acesso à internet – destas, 68% utilizam a versão mobile. Só no Brasil, mais de 60% das pessoas usam o smartphone e 57% acessam as mídias sociais por meio de aplicativos no dispositivo móvel – são 120 milhões de brasileiros conectados pelo celular.

Ou seja, com as pessoas cada vez mais conectadas por meio de celulares e tablets, é preciso estar atento ao que a sua empresa tem oferecido aos usuários e a maneira como ela tem se apresentado.

Um site responsivo, por exemplo, é peça-chave para o seu negócio e essencial para consolidar a reputação da sua marca. Além disso, pode aproximar potenciais clientes ao proporcionar uma melhor experiência de navegação, permitindo que o usuário tenha acesso às informações que a sua empresa quer passar com uma usabilidade mais eficiente.

Mas, afinal, o que isso significa? Confira abaixo e entenda os benefícios de investir em um site responsivo para a sua empresa.

O que é um site responsivo?

Imagine que você está acessando um site por um dispositivo móvel e para conseguir visualizar todas as informações é preciso recorrer aos recursos de zoom de seu aparelho, assim como à rolagem de tela.

Um site responsivo evita exatamente que esse tipo de situação ocorra. Ou seja, sites responsivos são inteligentemente projetados para se adaptarem a qualquer tipo de tela sem nenhuma distorção.

Com um design responsivo é possível identificar as dimensões de qualquer aparelho mobile (smartphones, tablets etc.) e oferecer ao usuário um layout onde a página será exibida por completo sem perda de qualidade e informações. O tamanho do texto, imagens e demais elementos que o site contenha, será carregado proporcionalmente, possibilitando, assim, que a experiência de navegação seja mais agradável.

Sendo assim, é possível compreender um site responsivo como aquele que se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, preservando a experiência de leitura do usuário, independentemente do dispositivo que ele está acessando.

Qual a importância de um site responsivo?

Se o site da sua empresa é funcional e apresenta um layout atrativo para os usuários, você pode estar se perguntando por que deve investir em um modelo responsivo. A resposta é simples: quanto melhor o seu site, maiores as chances de aumentar as vendas da sua empresa.

Isso ocorre porque os dispositivos móveis estão ganhando cada vez mais espaço: mais de 50% dos usuários começam uma busca por meio do mobile – indicador importante para que as pessoas possam achar o seu site e encontrar nele o que desejam. Para as jornadas de compras – ou seja, da pesquisa à finalização –, por exemplo, 40% das pessoas preferem concluir suas operações em um dispositivo móvel.

Mas não basta apenas ser encontrado e poder oferecer a solução que o seu público-alvo deseja. É preciso fazer isso com velocidade! Segundo o Google, os usuários que possuem uma experiência negativa com o seu site na versão mobile têm 62% menos chances de realizar uma compra no futuro.

Além disso, um site lento é responsável por 51% dos abandonos de página e 74% das pessoas deixam um site se o carregamento não for feito em 5 segundos. E mais: 1 segundo de atraso em site mobile pode impactar conversões em até 20%. Portanto, ser instantâneo é ideal para o seu negócio.

Leve em consideração, ainda, que no Brasil, os sites levam em média 15,8 segundos para carregar. Por isso, investir em um site responsivo pode trazer diferenciação para a sua empresa e permitir que a sua marca desponte na frente da concorrência.

Confira algumas razões para investir no mobile.

1 – Melhorando a experiência do usuário

Vale reforçar: a experiência que o seu site oferecerá aos usuários pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

De acordo com o Google, ao acessar o seu site por um dispositivo móvel, há 61% de chances de usuário deixar a sua página e buscar outro site caso não encontre o que procura. Por outro lado, a satisfação do usuário com o seu site, revelando uma experiência positiva, faz com que as chances de conversão sejam de 67%.

Aposte na melhor experiência que você pode proporcionar ao seu público-alvo.

2 – SEO

Ter uma posição na primeira página do Google é o sonho de toda empresa. Mas para que isso aconteça é necessário investir em uma série de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Entre os fatores avaliados pelo Google está o site responsivo. O mecanismo de busca favorece sites que oferecem essa experiência aos usuários. Por que isso é importante para o seu negócio? O Google é responsável por 94% do mercado de buscas online, com mais de 100 bilhões de buscas por dia, e 75% dos visitantes nunca clicam em resultados a partir da segunda página.

Ou seja, além das demais técnicas para obter um melhor rankeamento no Google, tenha em mente que é fundamental trabalhar com um layout responsivo.

3 – Velocidade

Um site responsivo é mais leve e otimizado e, por isso, carrega mais rapidamente do que uma versão para desktop. Segundo o Google, 75% dos sites mobile das maiores marcas do Brasil levam mais de 20 segundos para carregar – ultrapassando os 3 segundos recomendados.

Um layout que se ajusta à tela do usuário, que traz imagens menos pesadas e possui uma boa usabilidade, faz com que as chances do usuário permanecer no seu site e sair satisfeito dele sejam maiores.

Dessa forma, você fortalece a reputação da sua marca e de quebra constrói mais um fator para o rankeamento no Google. Sites mais velozes têm prioridade!

4 – Aumento nas vendas

Em um momento em que o tempo é cada vez mais precioso, é importante lembrar que o seu público-alvo não estará disposto a esperar o seu site carregar para que ele possa consumir um conteúdo ou realizar uma compra. Da mesma forma, não espere que o usuário enfrente dificuldades para conseguir alcançar o seu objetivo.

Portanto, um site responsivo, que traga conforto à leitura do consumidor e que ofereça uma navegação fácil e rápida, pode fazer com que as vendas da sua empresa aumentem, sem dar chances para que o usuário busque a concorrência.

5 – De olho no futuro

Uma das vantagens mais interessantes do site responsivo é que ele se adapta a qualquer resolução. Isso significa que não importa quais dispositivos serão lançados futuramente – telas maiores ou menores -, o seu site estará sempre pronto para atender as demandas dos usuários.

Site responsivo x site mobile

Ao se deparar com a ideia de site responsivo, você com certeza já esbarrou no termo site mobile. Mas é importante entender que se tratam de conceitos diferentes.

Enquanto o site responsivo é uma versão otimizada do seu site, que se ajusta automaticamente aos dispositivos móveis, o site mobile funciona como um site separado, feito exclusivamente para ser visualizado por smartphones, tablets e outros dispositivos – exceto para desktop e notebooks.

Tanto o site responsivo quanto o site mobile são importantes para o cenário atual, em que os usuários estão navegando cada vez mais por meio de dispositivos móveis. No entanto, a elaboração e a manutenção dos dois modeles apresentam diferenças fundamentais.

Um site mobile demandará a criação de um layout exclusivo e um domínio próprio. Já o site responsivo pode ser mais fácil de ser trabalhado, levando em conta que o seu site já está pronto e precisará apenas ser ajustado para a versão mobile.

Em todo o caso, é preciso analisar quais são as reais necessidades da sua empresa na hora de optar por um dos conceitos. E, lembre-se, responsivo ou com um layout exclusivo, investir em um layout que se adapta aos dispositivos móveis é vital para a sua marca.

Se você quer testar a velocidade do seu site e descobrir como pode otimizar e melhorar a eficiência da sua página, transformando a sua empresa, confira o texto: Como a experiência mobile pode transformar a sua empresa e compartilhe seus resultados com a gente!

Os comentários para esta publicação estão fechadas.

Quer começar a usar uma estratégia
de marketing para a sua empresa e
precisa de ajuda?

Veja 6 dicas para escolher uma
agência de marketing digital!

Esteja atualizado
Receba nossos conteúdos mais relevantes em um único e-mail mensal