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6 principais dificuldades de especialistas em produzir conteúdo

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2 de maio de 2019

Já virou clichê dizermos que vivemos na Era do Conhecimento. De tanto esta frase ser cunhada nas salas de reuniões, nas universidades ou na mídia, é senso comum que o conhecimento adquiriu novo status em nossa sociedade.

Se o conhecimento possui tanta importância, nada mais natural do que obtermos o saber de fontes confiáveis: acadêmicos, especialistas ou ainda empresas com notável competência em determinado assunto. No ambiente empresarial o conhecimento virou fonte de diferenciação e de geração de negócios.

O marketing de conteúdo veio para ajudar empresas alcançarem suas estratégias de negócios. Quando bem executado, é vantagem competitiva que pode ser difícil de ser copiada. Para isso, a empresa precisa de um robusto processo de conteúdo, com consistência, foco e muita estratégia.

Em tese qualquer empresa possui saber suficiente para produzir conteúdo que a diferencie no mercado. Se a organização não possuir essa expertise, provavelmente é uma empresa fadada ao fracasso. Partindo do princípio que a empresa apresente algum saber que a destaque e legitime na economia, basta externalizar este conhecimento.

A equação parece simples, contudo a experiência em ajudar grandes especialistas das mais diferentes áreas do saber a revelar seu conhecimento de maneira estratégica mostra as 6 principais dificuldades que grandes autoridades encontram em produzir conteúdo. Veja a seguir:

1 – Não possui tempo

É notório que o tempo é um recurso cada vez mais escasso em um mundo repleto de distrações. Para grandes executivos ou ainda um hábil especialista, como um advogado perito em determinada área do Direito, o tempo é um grande limitador para se transmitir seu conhecimento.

Produzir conteúdo exige tempo, mesmo que o profissional domine profundamente o assunto. É preciso tempo para parar, refletir, organizar as ideias, checar fontes, escrever ou ainda gravar um vídeo ou podcast.

Muitas vezes o profissional necessita ainda sair do seu ambiente usual de trabalho para realizar essa organização pré-produção de conteúdo. E a questão que fica é: onde encontrar este tempo?

Tempo é uma questão de prioridade. Se o especialista realmente entender que produzir conteúdo trará benefícios para o seu negócio ou ainda carreira, esse tempo irá aparecer, certamente com muito sacrifício profissional e até pessoal.

2 – Não vê valor

Como dito anteriormente, a ideia de que vivemos na Era do Conhecimento está disseminada em todas as esferas de negócios. Portanto, existe uma cobrança social de que todo especialista deva disseminar o saber, seja para praticar o bem, seja para se fortalecer a reputação pessoal ou organizacional e gerar mais negócios.

Ainda que o marketing de conteúdo esteja em voga e as redes sociais tenham amplificado o seu alcance, nem todo mundo ainda reconhece o real valor disso. Destaca-se neste grupo profissionais que construíram reputação no passado, na era pré-Internet e que gozam de prestígio sem ter escrito um único parágrafo em um blog ou site pessoal, ou ainda possuir um perfil no LinkedIn.

Por um lado é inquestionável que profissionais neste contexto conseguiram a fama sem os recursos do marketing de conteúdo moderno. Porém, o sucesso passado não é garantia do sucesso futuro.

Certamente profissionais que usufruem de uma reputação construída décadas atrás e que perdura até hoje não conseguirão manter este sucesso por muito mais tempo a frente se não entenderem como funciona a dinâmica de compartilhamento de conhecimento e reputação através dos novos canais de mídia: redes sociais, blog pessoal, canais no YouTube ou podcasts.

3 – Tem medo de contar segredos

 Quem vive do conhecimento entende que o seu saber é fonte de lucros, portanto, rentabilizar o know-how faz parte do dia a dia destes profissionais. Isso significa, em termos práticos, que nem tudo poderá ser dito ou escrito de maneira explícita.

Todavia, isso não significa que o profissional não pode e não deve compartilhar absolutamente nada da sua expertise. Vivemos em mundo em que o conhecimento flui de maneira mais livre, fragmentado.

O excesso de informação, muitas vezes conflitantes, é nova tônica da economia. Portanto, se você compartilha seu conhecimento de maneira difusa, pode comunicar o seu conhecimento e construir reputação, sem entregar o ouro.

Embora este raciocínio já seja praticado por muitos especialistas, ainda vejo muitos profissionais com receio de produzir conteúdo por conta do medo de falar demais. O que observo é que profissionais experientes em produção de conteúdo sabem divulgar seu know-how sem canibalizar o seu serviço de venda.

4 – Olha demais a concorrência

De maneira ampla a concorrência é cada vez mais acirrada em todos os mercados. Qualquer empresário ou empreendedor que queira se manter competitivo precisa acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo em termos de lançamentos, estratégias comerciais e até produção de conteúdo.

Ignorar a concorrência não é uma opção. Por outro lado, olhar freneticamente o oponente causa uma miopia perigosa, em que pode acarretar um nivelamento por baixo de todo o mercado.

Se a sua estratégia for sempre ser melhor do que o seu concorrente, no longo prazo sua empresa será medíocre, pois o seu concorrente provavelmente está querendo ser um pouco melhor do que você ou outro concorrente.

Empresas inovadoras olham a concorrência com ressalvas. O foco delas é no cliente. Buscam compreender a real necessidade deles e promovem inovações para quem realmente importa.

No contexto de produção de conteúdo a lógica deve ser a mesma. Se você ficar apenas acompanhando as redes sociais  de outras empresas do seu mercado ou ainda se pautar pela última newsletter que foi enviada por elas, no máximo você conseguirá ser um pouco melhor do que estas empresas. Mire no seu cliente, nas dúvidas que ele possui, no que tira o sono dele. Isso é o que o diferencia.

5 – Não sabe transmitir

Profissionais experientes, com boa formação, certamente possuem um notório saber, capaz de credencia-los muitas vezes como os maiores especialistas de determinado assunto.

Saber, no entanto, não é necessariamente poder, se você não souber como transmitir esse conhecimento. O conhecimento só se torna fonte de diferencial competitivo se ele for percebido pelo seu cliente.

Para que este conhecimento seja notado, é preciso saber comunica-lo e transmiti-lo, que pode ser de diferentes formatos: seja na prestação de um serviço, seja na produção de conteúdo, seja na maneira como a sua empresa se lança ao mercado.

Fato é que observo muitos profissionais com elevado conhecimento que não conseguem transmitir esse domínio. São dificuldades na comunicação oral ou escrita, na maneira de se relacionar com colegas de trabalho ou clientes. Quando isso ocorre, temos um problema, pois a fonte de diferenciação começa a ser apenas algo potencial e não real.

Para cada caso é preciso realizar uma avaliação aprofundada de onde reside a dificuldade na propagação deste conhecimento para que um plano de melhoria seja implementado. O que não podemos é nos contentar que um profissional de elevada competência não consiga difundir seu saber por uma dificuldade pessoal. Certamente existe uma solução!

6 – Não compreende formatos de comunicação

Um desafio do mundo moderno de comunicação é que hoje existem diferentes canais e diferentes formatos para se produzir conteúdo. Antigamente tínhamos o rádio, o impresso e a TV.

Hoje existem diferentes redes sociais, site corporativo, blog pessoal, newsletter, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Webinar, eventos presenciais, infográficos, podcasts entre outros canais e formatos.

Nota-se muito conhecimento de qualidade sendo difundido pelos canais, sobretudo digitais, sem o devido entendimento do formato, da maneira que se comunica neste meio. Não é raro observar escritórios renomados de advocacia colocarem link dentro de uma imagem de um post no LinkedIn ou Facebook. Ou ainda buscarem trabalhar conteúdo denso e textual no Instagram.

Qualquer pessoal acima de 30 anos deveria fazer um estudo intensivo dos diferentes canais digitais e os formatos de conteúdo para cada canal.

A essência do conteúdo deve ser a qualidade, sempre. Contudo, sem o entendimento dos formatos, as chances desse conteúdo não alcançar sua plenitude na web é imensa. E muitos bons profissionais não dominam essa técnica.

Além das dificuldades acima, você consegue observar alguma outra dificuldade que bons profissionais possuem na produção de conteúdo?

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