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Como o WhatsApp Business pode ajudar o seu negócio

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22 de fevereiro de 2018

O WhatsApp é um dos maiores sucessos de aplicativo de comunicação do mundo. Com uma base de 1,3 bilhão de usuários ativos mensalmente, o app foi adquirido pelo Facebook em 2014 e se solidificou como uma poderosa ferramenta de comunicação.

Ao longo de sua história o WhatsApp foi conquistando diferentes utilidades pelos seus usuários e já faz tempo que microempreendedores e pequenas e médias empresas já usavam, de maneira informal, a plataforma para se relacionar com seus clientes.

Finalmente o WhatsApp acaba de lançar a versão para negócios do seu aplicativo, o WhatsApp Business, disponível inicialmente para Android, que pode ser baixado gratuitamente neste link.

O novo WhatsApp para negócios possui as seguintes funcionalidades:

1 – Perfil do negócio

Através do WhatsApp Business é possível você criar um perfil oficial da sua empresa, com inserção de descrição do seu negócio, como e-mail, site e um breve resumo das suas atividades comerciais

2 – Uso de número fixo

Uma vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de você cadastrar um número fixo para a conta no app. Assim, é possível usar o número do telefone fixo da sua empresa, caso prefira.

3 – Cadastro de mensagens automáticas

Com o WhatsApp Business você pode cadastrar mensagens automáticas, como saudações para quem entrar em contato com sua empresa ou ainda é possível configurar a conta com mensagens pré-definidas caso sua empresa esteja fechada ou ainda não seja possível atender em determinado momento.

4 – Respostas rápidas

Para quem recebe um volume grande de solicitações parecidas é possível escrever previamente respostas rápidas e usá-las com diferentes clientes, de acordo com o contexto definido.

5 – Uso de tags para clientes

O app WhatsApp para Negócios permite você categorizar seus clientes com tags, tais como Prospects, novos pedidos, pagamento pendente entre outros.

6 – Estatísticas

No WhatsApp Business é possível acompanhar métricas de quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues ou lidas.

7 – Configuração de horário de atendimento

Pelo novo aplicativo é permitido você cadastrar os horários de funcionamento do seu estabelecimento. Assim, caso algum cliente entre em contato fora destes horários, você pode configurar uma mensagem automática.

As soluções apresentadas pelo novo WhatsApp Business ajudam seu negócio a automatizar a comunicação com seus clientes. Trata-se ainda de uma versão inicial, que em breve terá aplicativo na versão iOS.Em paralelo à essa inovação, o WhatsApp já trabalha com outra solução, que pode ser paga, para empresas maiores, que lidam com grande volume de atendimento, como bancos, companhias aéreas e empresas de serviços públicos. No Brasil, a empresa firmou parceira com o Banco Itaú, para desenvolvimento de uma solução personalizada.

Todas as inovações apresentadas pelo WhatsApp ajuda empresários e profissionais de marketing a ter um canal mais efetivo de comunicação com seus clientes. Porém, as novidades da ferramenta serão efetivas somente para empresas que elaborarem uma estratégia coerente de atuação na plataforma. Quem não saber usar o app corre o risco de ser bloqueado pelo cliente. No WhatsApp as margens para erro de abordagem tendem a ser menores.

 

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