Marketing Jurídico

Marketing jurídico no Instagram

11 de maio de 2021 por

O Instagram surgiu em 2010 com o propósito de ser uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens. Com a popularidade adquirida ao longo dos anos, contudo, a rede se tornou uma das maiores e mais completas plataformas de negócios e, mais recentemente, o marketing jurídico no Instagram vem ganhando inúmeros adeptos.

Diferente de outras mídias sociais e com características singulares, o Instagram se destaca por ser uma rede essencialmente visual. Embora seja possível curtir, comentar e enviar mensagens particulares como em qualquer outra rede social, o Instagram oferece mais mecanismos para a interação com os seguidores. Isso porque a ferramenta explora uma série de formatos que fomentam o engajamento.

Outra particularidade da rede é o fato de que a aplicação foi desenhada para o uso em smartphones – ainda que haja a possibilidade de usar o Instagram pelo computador, existem diversas limitações quanto às funcionalidades e os recursos do app funcionam melhor na versão mobile.

Marketing jurídico no Instagram: funcionalidades

Para dominar estratégias de marketing jurídico no Instagram é preciso, antes, ter conhecimento sobre todos os recursos que a rede social oferece. Entre as possibilidades de uso, estão:

  • Publicações de vídeos, fotos e carrossel

As fotos são a principal marca do Instagram, no entanto, desde 2013, a rede passou a permitir também a publicação de vídeos de até um minuto no feed. Outra novidade foi o aumento no número de fotos, que chegou a 10 imagens por post. Esse recurso ficou conhecido como “carrossel” e virou sinônimo de publicações contínuas.

Além disso, uma das ferramentas que a rede disponibiliza ao publicar imagens ou vídeos é a aplicação de filtros no modo de edição, que podem tornar o conteúdo mais atrativo. É possível, ainda, marcar outras pessoas na publicação, a fim de fomentar a interação e o engajamento.

  • Stories

Lançado em 2016, os stories foram inspirados no Snapchat e se consagraram como um importante recurso dentro da plataforma. Com duração de apenas 24h, as publicações feitas nesse modo podem ser altamente personalizadas. Além da utilização de filtros para fotos e vídeos, o Instagram disponibiliza uma série de funcionalidades: caixa de texto e emojis, enquetes, perguntas, menção, localização, música, testes, entre muitos outros.

Como as criações são deletadas, diferentemente de como acontece no feed, os stories tendem a ser utilizados para conteúdos efêmeros e têm alto potencial de engajamento. Uma maneira de preservar as publicações é adicionando-as aos destaques – coleções de stories que não desaparecem e ficam logo abaixo da biografia no perfil.

Os destaques são uma boa estratégia para evidenciar publicações de interesse. Considerando o marketing jurídico no Instagram, é possível, por exemplo, criar destaques para as áreas de atuação do escritório, sócios, prêmios e reconhecimentos e eventos.

  • Salvar, explorar, compartilhar e Direct

Além de curtir e comentar publicações, o Instagram também oferece a possibilidade de compartilhar um conteúdo – externamente ou via mensagem –, e salvar a publicação para acessá-la posteriormente. Já o Direct é a ferramenta que permite o envio de mensagens diretas a perfis pessoais ou comerciais, sendo mais um canal para se relacionar com o público-alvo.

Outra possibilidade oferecida pela rede social é a ferramenta explorar. Por meio de pesquisas é possível encontrar perfis, hashtags, locais, entre outros, que podem trazer grandes insights para o marketing do escritório.

  • Lives e IGTV

A partir do uso dos stories é possível realizar transmissões ao vivo. Assim que a live é iniciada, os seguidores recebem uma notificação e poderão interagir com o conteúdo transmitido por meio de comentários. Na estratégia de marketing jurídico no Instagram, as lives ocupam espaço de destaque, isso porque conteúdos de vídeo tendem a apresentar boas performances, além de ser uma maneira de expor a expertise dos advogados para os seguidores e poder interagir com eles.

Já o IGTV é a plataforma de transmissão de vídeos com maior tempo de duração. É possível publicar vídeos de até uma hora e disponibilizar uma prévia do conteúdo no feed. Para usar esse recurso, basta acessar o IGTV pelo próprio app do Instagram ou baixar o aplicativo específico do IGTV.

Para os advogados, a plataforma é uma excelente ferramenta para disseminar conhecimento e atrair mais seguidores.

  • Links

Diferentemente de outras mídias sociais, o Instagram não permite o uso de links clicáveis nas legendas de publicações. A limitação quanto aos links também se estende aos stories: somente perfis que tenham mais de 10 mil seguidores podem direcionar seus seguidores para uma URL automaticamente.

Contudo, os links podem ser enviados via mensagens diretas (DMs). Na biografia do perfil também é possível inserir uma única URL. Mas considerando que o perfil da banca terá muitos links para compartilhar com os seguidores, uma solução para essa questão é usar um agregador de links – plataformas que permitem a criação de uma página com vários links –, como o Linktree. Outra opção é desenvolver uma landing page para o Instagram, o que possibilitará não apenas o acesso às URLs como também a criação de uma página personalizada.

Conta pessoal x comercial

Assim que foi criado, o Instagram não diferenciava perfis pessoais de empresariais. No entanto, com o uso cada vez mais expressivo por parte das empresas, a rede social estabeleceu distinções entre os dois tipos de conta e passou a oferecer funcionalidades específicas para as companhias, a fim de gerar mais oportunidades de negócios.

Dessa forma, em 2016, foi lançado o Instagram for Business, que confere às organizações a possibilidade de inserir opções de contato, como telefone, e-mail e endereço na biografia do perfil. Mas as principais alterações foram a criação de anúncios e a instituição de métricas sobre a performance dos perfis, justamente para que as empresas possam avaliar seus desempenhos e elaborar estratégias de conteúdo.

As contas comerciais podem ser usadas por qualquer tipo de organização, independentemente de seu tamanho. Para transformar um perfil pessoal em comercial, basta acessar as configurações da rede e solicitar a alteração.

Além disso, tanto para o perfil pessoal ou comercial, está disponível a opção de tornar a conta verificada. Ou seja, incluir um selo ao perfil que tem como finalidade apontar contas oficiais. Antes, o recurso era oferecido somente às marcas mais conhecidas e figuras públicas e embora agora a solicitação possa ser feita por qualquer usuário, o Instagram fará uma análise do perfil para decidir se o selo será ou não atribuído à conta.

Anúncios e métricas no marketing jurídico no Instagram

Como em toda rede social, o crescimento orgânico é uma realidade. Para que isso seja possível é necessário traçar um sólido plano de marketing e pensar em ações que dialoguem com o negócio do escritório e gerem engajamento.

No entanto, existe a possibilidade de criar anúncios por meio do Instagram Ads para alcançar mais pessoas e apresentar os serviços da banca para um público segmentado e qualificado de acordo com os interesses do escritório. Nesse sentido, é importante ressaltar que a utilização desse tipo de recurso deve estar em conformidade com as regras de publicidade na advocacia.

Mas, independente do ads, é essencial conhecer como os algoritmos da rede social funcionam para que as chances de aumentar o engajamento sejam maiores. Assim como outras mídias, o algoritmo do Instagram foi desenvolvido para mostrar às pessoas conteúdos que elas considerem relevantes.

Para isso, são levados em consideração diversos fatores. Com base nos dados coletados a partir do uso de machine learning, o Instagram consegue identificar as publicações que os usuários interagem e passa a mostrar conteúdos semelhantes. Por meio da análise dessas informações, são determinados os posts que aparecerão primeiro e com maior frequência.

Em relação aos critérios estabelecidos, são levados em conta aspectos como:

Os critérios, no entanto, estão constantemente sendo revisados pela rede social e podem sofrer alterações.

Em relação às métricas disponibilizadas pelo Instagram, quando surgiu, a ferramenta avaliava somente dados relacionados a curtidas, comentários e visualizações. Com a implementação do Instagram for Business, a apuração de informações foi ampliada.

Com isso, agora é possível obter informações a partir das seguintes métricas:

Seguidores – gênero, idade, localização, dias em que estão mais ativos.

Publicações – impressões, alcance, envolvimento, curtidas, comentários e posts salvos.

Esses dados oferecem mais possibilidades de análises para que as estratégias de marketing jurídico no Instagram sejam feitas de maneira mais precisa. Ao coletar as informações é possível identificar o público que a banca tem alcançado e atuar para fortalecer o relacionamento com os usuários ou, ainda, traçar um plano para atingir pessoas que ainda não foram impactadas pelo escritório.

Ao criar uma campanha de ads, o Instagram também permite que a avaliação de métricas seja acessada diretamente no Gerenciador de Anúncios.

Por que usar o Instagram na advocacia?

O Instagram conquistou espaço entre a preferência dos usuários e se tornou uma das maiores redes sociais. Atualmente, mais de um bilhão de usuários estão ativos na plataforma e estima-se que cerca de 60 milhões de fotos são publicadas por dia. Mas o dado mais importante é que o engajamento no Instagram tende a ser até 15 vezes maior do que outras mídias. Em relação aos perfis corporativos há mais 25 milhões de contas.

De acordo com um ranking elaborado pela Statista, em 2021, o Brasil é o terceiro país com mais usuários na rede, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Índia. Os dados denotam a relevância da rede, assim como as oportunidades de negócios que ela oferece.

Além das inúmeras ferramentas disponibilizadas pelo Instagram, que fornecem mais chances de interação com o público-alvo e, consequentemente, maior engajamento, é possível fortalecer o relacionamento com potenciais clientes e descobrir perfis de interesse, seja por meio de buscas diretas ou a partir do uso de hashtags – um poderoso instrumento de segmentação.

Vale destacar que independente da rede escolhida para divulgar as atividades do escritório, desenvolver um plano de marketing com estratégias voltadas para a produção e disseminação de conteúdo é primordial para alcançar o sucesso desejado.

Você também pode se interessar por: Produção de conteúdo e aplicativos de mensagens: desafios para a advocacia

-->
Quer começar a usar uma estratégia
de marketing para a sua empresa e
precisa de ajuda?

Veja 6 dicas para escolher uma
agência de marketing digital!

Esteja atualizado
Receba nossos conteúdos mais relevantes em um único e-mail mensal