Pesquisar

O que os clientes esperam da sua marca?

Por

6 de novembro de 2019

O estudo In Brands We Trust , da Edelman, agência global de relações públicas, revelou que vender bons produtos e serviços pode não ser mais o suficiente para uma marca conquistar a preferência dos consumidores. Mas, afinal, o que os clientes esperam de uma marca?

Os clientes desejam que as empresas se envolvam em questões de interesse público que não estejam ligadas diretamente ao seu negócio. E o que isso significa na prática?

A pesquisa, realizada em oito países, que inclui o Brasil, mapeou o sentimento dos consumidores em relação a marcas, governos, ONGs e mídia.

Entre os fatores considerados fundamentais na decisão de compra de uma determinada marca, a confiança na postura da empresa só perde para qualidade e custo-benefício. Como o preço e a qualidade são unanimidade entre os consumidores, o posicionamento da marca pode ser o fator determinante na decisão de compra.

Entre os dois mil brasileiros entrevistados, o estudo aponta que 91% dos consumidores querem confiar que a marca consumida “fará o que é certo”.

Dentre os pontos destacados na pesquisa que influenciam a percepção do cliente estão:

  • Envolvimento em questões sociais
  • Políticas de redução de impacto ambiental
  • Relações responsáveis com colaboradores e fornecedores
  • Reputação da marca entre seus conhecidos

O In Brands We Trust também revela que 65% dos entrevistados acreditam que as empresas usam causas sociais apenas como estratégia de marketing, mostrando que é importante apoiar ativamente e se posicionar de maneira consistente sobre questões relevantes para a sociedade.

Quanto maior a confiança em relação a marca, maior é a predisposição de consumi-la ou contratá-la, realizar compras recorrentes e até mesmo pagar mais caro.

Para as empresas, se envolver com questões de interesse público não é mais uma tendência ou modismo, é um caminho obrigatório.

Gostou deste artigo? Acompanhe as nossas publicações no Javali Insights.

 

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.