Pesquisar

Podcast: o que você precisa saber

Por

9 de outubro de 2019

O ano de 2019 será lembrado no mercado de marketing e comunicação como aquele em que o podcast ganhou o público no Brasil. Você já deve ter notado que os grandes veículos de comunicação, influenciadores, jornalistas, empresas e até pessoas comuns começam, dia após dia, a produzir seus podcasts. Mas, afinal, o que está por trás deste fenômeno?

É importante destacar que o advento do podcast não é recente no Brasil, muito menos no mundo. Em uma breve visão histórica, os podcasts surgiram na década passada e já no início ganharam um grande público nos Estados Unidos. No Brasil, diversas iniciativas pioneiras surgiram, porém, apenas por volta de 2016 é que este tipo de formato de conteúdo passou a ganhar notoriedade e ter um público fiel.

Diante de toda essa evolução, 2019 é o ano em que os podcasts deixam de ser algo de nicho no país, produzidos apenas por nerds ou especialistas de comunicação, e ganha tração entre as massas.

Esse movimento é auxiliado pela grande mídia, que passou a investir pesadamente neste produto: Globo, Folha de São Paulo, Editora Abril, entre outros veículos, lançaram seus podcasts.

Existem inúmeras explicações para esse fenômeno, mas certamente o principal deles é versatilidade deste formato de conteúdo, que se encaixa perfeitamente no mundo em que vivemos hoje, com excesso de informação e pouco tempo para consumo. Você pode ouvir podcast enquanto dirige, trabalha, caminha na rua ou corre no parque.

Alguns números do podcast 

Talvez não seja tão difícil mostrar que os podcasts são a grande sensação do momento, afinal, você deve estar sendo bombardeado por dezenas de campanhas publicitárias sobre o assunto ou, ainda, já deve ter escutado de amigos e familiares sobre algum episódio.

Para analisarmos o mercado além das percepções, que são subjetivas, trago alguns números do cenário dos podcasts no Brasil, apresentados pela ABPOD (Associação Brasileira de Podcasts) em sua pesquisa PodPesquisa 2018:

  • O brasileiro ouve, em média, 10 podcasts;
  • 79% das pessoas ouvem podcast quando estão se locomovendo;
  • 92% do entrevistados escutam podcast no smartphone;
  • 91% dos ouvintes brasileiros possuem até 39 anos e 84% são homens;
  • 62% de quem ouve podcast cursou ou cursa uma universidade.

A PodPesquisa da ABPOD ainda traz alguns dados interessantes, que merecem ser compartilhados.

Os cinco principais podcasts do Brasil 

Na pesquisa, os cinco maiores podcasts, em audiência, do Brasil são:

  1. Nerdcast
  2. Não Ouvo (Não Salvo)
  3. Mamilos (B9)
  4. Anticast
  5. Gugacast

Para ouvir um podcast, além de um smartphone ou computador, a pessoa precisa de um agregador, ou seja, um software que irá distribuir esse conteúdo no formato de áudio no seu hardware.

Os cinco agregadores mais usados no Brasil

A PodPesquisa 2018 revelou os principais agregadores usados no Brasil:

  1. Podcasts Addict
  2. iTunes
  3. Site/aplicativo do podcast
  4. Pocket Casts
  5. Cast Box

O que é um podcast

Já falei bastante sobre podcasts e o seu panorama no Brasil. Porém, ainda pode existir alguma dúvida sobre afinal o que é um podcast. Um áudio gravado e enviado pelo WhatsApp é um podcast?

Para responder eventuais dúvidas, vale partimos para uma definição simples e objetiva. Sendo assim, podcast é um conteúdo no formato de áudio, distribuído mediante assinatura de um feed RSS.

Com essa definição, é importante observar o que difere um podcast de um simples áudio é possibilidade de você assinar este conteúdo via tecnologia RSS. Assim, toda vez que um produtor lançar um novo episódio, você será informado sobre o conteúdo.

Existem inúmeras diferenças entre um podcast e um programa de rádio – embora grandes emissoras de rádio e radialistas possuam grande fluência neste formato de conteúdo – mas a diferença primordial é você poder escutar o podcast no momento que quiser, ou seja, sob demanda.

Sendo assim, um áudio produzido, ainda que editado, com vinheta e roteiro, enviado pelo WhatsApp não pode ser considerado um podcast, embora vejo algumas empresas trabalharem este tipo de conteúdo com essa denominação.

Como ouvir um podcast

Para os iniciantes e curiosos, ainda podem existir algumas dúvidas sobre como escutar um podcast. Não se acanhe com este questionamento e aprenda, de maneira simples, como escolher bons podcasts para você escutar no seu dia a dia.

A melhor maneira de escutá-lo é aquela que for mais confortável para você. Para muitos o smartphone é a melhor forma; mas para outros ouvir no computador pode ser mais conveniente. Mas como vivemos num mundo multiplataforma, é bem provável que você possa escutar nos dois dispositivos. Estabeleça o que melhor funciona para você.

Uma vez definido o hardware, é importante você escolher um agregador para consumir os podcasts. Se você possui iPhone, o iTunes pode ser uma boa opção. Agora, se o seu celular utiliza o sistema operacional Android, o Google Podcasts pode facilitar sua vida. Porém, ainda é possível usar outros agregadores, como o Spotify ou Deezer.

Após definir o agregador, entre neste software e comece a realizar uma pesquisa por interesses. Você pode escolher por diferentes categorias, como humor, notícias e política, negócios e tecnologia, estilo de vida, entretenimento, música, saúde, entre outros.

Uma dica: ouça um episódio que lhe chamou atenção. Caso você tenha gostado, assine este podcast. Se com o passar do tempo este conteúdo não for mais interessante, cancele a assinatura.

O que você achou deste post? Perceba que o universo dos podcasts é encantador e ao mesmo tempo complexo. Seja como ouvinte ou como produtor, existe muita coisa a ser descoberta!

Caso queira saber mais como a Agência Javali produz podcasts, clique aqui.

 

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.